segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Reprodução ( hamster anão russo)

 
 
você está realmente interessado em cruzar dois hamsters? É preciso avaliar que as ninhadas de hamsters anão ruso não são muito grandes (chegam a até 12 filhotes!), mais é difíciu tirar 12 filhotes normalmente nascem uns 5 ou 6.(eu tive sorte e nasceram 10 dos meus)
Os filhotes de hamster comem muito, o que gera muitas despesas com comida. Além disso, a fêmea tem sempre que receber complementos alimentares. E por fim, o criador tem que dedicar muito tempo aos filhotes, por isso se você é muito ocupado e não tem alguém hábil para ficar com os filhotes, recomendo que não cruze seus hamsters!

Se você realmente estiver interessado, vamos .


PARTE 1 PREPARAÇÃO PARA O ACASALAMENTO



É necessário ter um macho e uma fêmea sexualmente ativos (o macho deve ter entre 3 e 14 meses de vida). Para garantir a saúde dos filhotes e de sua fêmea, é recomendável que sua fêmea não tenha engravidado ainda e tenha entre 4 e 6 meses de vida. Mais que isso ou menos que isso pode acarretar diversos problemas. Se ela já tiver engravidado uma vez, recomendo que ela tenha entre 8 e 14 meses de vida.
Agora você deve aguardar até que a fêmea esteja no cio (isso ocorre normalmente de 4 em 4 dias). 



PARTE 2 ACASALAMENTO


Pegue o macho e a fêmea e deixe-os juntos na gaiola do macho ou em um território neutro (em uma caixa, por exemplo). Deixe-os lá, por uns 20 minutos, vigiando. Se você notar que eles brigam, separe-os. É recomendável usar uma luva protetora, pois quando eles brigam você provavelmente será alvo de uma dentada. No caso de briga ou se não "der em nada", separe-os e tente outro dia.
Normalmente ocorre assim: a fêmea fica parada com o rabo levantado. O macho então começa a cheirá-la. Se ele mostrar interesse, montará nela.


Observação: para saber se o acasalamento realmente deu certo, dentro de 10 dias mais ou menos a hamster deve engordaR MUITO.

PARTE 3 GESTAÇÃO 

Continue dando comida normalmente a ela, mas dê vários complementos, como: ovo cozido, pão molhado em leite (leite morno - miolo de pão) e ração de gato.
Além disso, não leve-a mais para passear, nem brinque, nem fique incomodando. Apenas vigie para saber se a saúde dela está boa e mantenha ela sempre com comida, mas sem exageros. Aos poucos você vai notando algumas características da gravidez. A fêmea será um pouco menos ativa. Deixe ela em paz, até a hora do parto.
A gestação do hamster sírio varia entre 16 e 18 dias. Se ultrapassar esse período, a fêmea pode ter sofrido de gravidez psicológica ou problemas durante o parto. Mas se você ainda não observar características da gestação, então eu acho que não deu certo! Volte para a parte 2.
Quando chegar no dia 14 ou 15 da gestação, sugiro que faça uma lavagem completa em toda a gaiola e troque a serragem. Retire a rodinha. Verifique então se a gaiola está apta para receber os filhotes: não é recomendado ter gradinha no fundo do primeiro andar. É preferível que as grades também não sejam muito grandes. Se o filhote cair onde a fêmea não puder entrar e pegar, ele pode morrer.
Dê bastante material para a fêmea fazer ninho (algodão e papel higiênico neutro).
Agora que seguiu todos os passos, aguarde até o nascimento!    



OBS:o hamster anão russo é o unico que não ha necesidade de separar o macho da femea, por que ao contrário das outras espécies, ele ajuda a femea a cuidar dos filhotes, mais que fique bem claro que para a saúde da femea é melhor separalos pois assim que a femea acaber de parir todos os filhotes , eles vao cruzar de novo,e isso pode gerar problemas no parto ou até mesmo a morte da femea, pois ela estara muito cansada e seria muito difíciu sobreviver a um parto em cima do outro.
Tempo de Gestação:
Hamster anão russo: 18 a 21 dias

PARTE 4 O PARTO


O nascimento ocorre normalmente de madrugada, podendo também ocorrer no começo da noite. Se você estiver próximo da fêmea e acordado, não incomode ela no parto. Ela sabe se virar sozinha. Ao contrário do que você pensa, ela tem completo controle sobre a situação.
O intervalo entre o nascimento de cada hamster é de 10 minutos. Junto com eles, vem a placenta que é digerida pela próxima fêmea. Pode ocorrer de haver sangue nas serragens, o que é perfeitamente normal.
Não se preocupe se a hamster aparentemente esquecer alguns filhotes pela gaiola. Ela é responsável e logo trará todos de volta. O importante é não tocar de forma alguma nos filhotes, pois além do risco de machucá-los, você pode passar um cheiro ao pequeno hamster e a mãe não irá mais identificá-lo como filho.
Não tente intervir em nada. Apenas acompanhe e mantenha bastante comida a sua disposição.
Não troque a gaiola até que os filhotes tenham pelo menos 2 semanas de vida, mesmo que o cheiro torne-se
insuportável. A hamster pode não identificar os filhotes e rejeitá-los.



hamsters anão russo recem nascidos.



PARTE 5 ALIMENTAÇÃO POS PARTO

A dieta a ser seguida agora deve ser parecida com a da amamentação: ovo cozido, pão com leite e ração para gato. É recomendável até mesmo aumentar a quantidade de vegetais, para que a hamster fique com mais leite. Todo o cuidado é pouco, pois agora a hamster não comerá somente por si, terá de alimentar muitos filhotes!
Deixe bastante comida a disposição dos animais, verificando se no interior da casinha a comida já não está demais. Se você notar que existe bastante comida estocada, não é necessário dar mais. Deixe que aquela esvazie um pouco e ponha novamente, para que a comida não se estrague.
Dentro de uma semana de vida os filhotes estarão saboreando alimentos comuns para hamsters, junto com o leite. Neste período as despesas com alimentação dobram.
Mantenha a alimentação sempre nesta rigidez e acompanhe o crescimento dos filhotes.


PARTE 6 CRESCIMENTO DOS FILHOTES 

Tabela de Desenvolvimento do Filhote

1 DIA - os hamsters nascem cegos, surdos, sem pêlo e, como são roedores, com dentes
3 DIAS - começam a crescer os pêlos muito discretamente
6 DIAS - a pele já está toda coberta por uma pequena camada de pelo
7 DIAS - eles já começam a comer pequenas quantidades de comida
12 DIAS - eles já começam a andar pela gaiola, apesar de que os olhos ainda estejam fechados
16 DIAS - os olhos já estão bem abertos e eles estão bem ativos, andando por toda gaiola
20 DIAS - agora eles mamam com menor intensidade e estão bem mais independentes
28 DIAS - chegou a hora do 'adeus': eles já estão independentes da mãe
35 DIAS - já podem ser vendidos.




82 comentários:

  1. meus ramsters acabaram de nascer e estao andando que nem doidos pela gaiola. isso eh normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo após o nascimento dos filhotes, a mãe pode cruzar de novo?

      Excluir
    2. Ela entra no cio imediatamente após o parto, se o macho estiver na mesma gaiola ela ja engravida novamente, mas isso diminui e muito o tempo de via útil da fêmea, o mais saudável é so deixa-la cruzar novamente um mês após o parto para que dê tempo dos filhotes adquirirem independência enquanto ela se recupera.

      Excluir
    3. Olá
      Vi que o recomendado para o cruzamento saudável da fêmea é entre 4 e 6 meses, ou seja, um intervalo de 90 dias. Levando em consideração que a gestão pode chegar a 18 dias mais os 30 dias para a próxima cruza, chegamos a 48 dias, praticamente a metade dos 90 dias.

      Isso que dizer que de forma saudável só é possível termos 2 crias por fêmea?

      Excluir
    4. podemos fazer eles crusarem 4 veses mais nao e tao saldavel emtao e melhor deixar 2 ou 3 vesses por ser mais saldavel

      Excluir
  2. Boa tarde.

    Que tipo de alimento se deve dar a fêmea gravida?
    que tipo de leite devo dar?

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Eu tenho um casal de anão que se dão super bem.
    Há mais ou menos um mês atrás eles acasalaram e a fêmea teve sete filhotes, que já estão grandinhos e fortes, vivendo em uma gaiola à parte.
    O que achei estranho é que a dois dias atrás ela deu cria novamente, mas desta vez só foram dois filhotes.
    Verifiquei com cuidado a gaiola, mas não encontrei nenhum indício de aborto ou nada do gênero.
    Minha dúvida é: essa grande diferença nos números de filhotes é normal? Ou ter apenas dois é incomum? Pode ser sinal de algo errado?
    Tanto dessa vez quanto na outra sempre separei o macho, com medo de que ele pudesse machucá-los ou ser machucado pela fêmea (que é estressada).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um casal a pouco tempo. A poucos dias de completar 2 meses ela deu uma cria, porém estava com o macho, encontrei os filhotes mortos. O casal continuou junto até que flagramos o acasalamento poucos dias depois. Desta vez separamos a fêmea em uma nova gaiola. Nasceram 4 filhotes, hoje, dia 13/10, completam 4 dias. No mesmo dia em que a fêmea dá a luz aos filhotes, ela entra no cio. Já li que o macho ajuda a criar os filhotes, porém, ouvi de dois criadores que é recomendável separá-los para não estressar a fêmea. Acredito que no teu caso, a fêmea não teve descanso, daí poucos filhotes. E outra, ela pode ter comido alguns filhotes sem que vc tenha percebido. Tenho procurado estudar sobre a reprodução deles, qualquer coisa, entre em contato, vamos trocar umas idéias. Eu me interesso muito por este assunto. Janderson

      Excluir
  4. Meu casal de hamster anão russo teve filhotes. Separei o macho da fêmea pois 1 dia após o nascimento ele estava tentando procriar de novo. Só que agora ele está muito agressivo comigo, sempre foi muito dócil e nunca me atacou, desde a separação não posso nem chegar perto dele. O que devo fazer? Juntá-los de novo? E como fazer para ele parar de ficar "bravo" comigo?

    ResponderExcluir
  5. Tenho 2 casais porem as femeas ficam separadas dos machos. Uma das femeas deu cria ai separei as duas. Ou filhotes estão com 12 ou 13 dias. Posso juntar as fêmeas de novo?
    Sem correr o risco dela matar os filhotes.

    ResponderExcluir
  6. Tenho um casal de anão russo, quero acasalar eles. É precisso separar a mãe dos filhotes em algum tempo ? Ou o macho, é precisso ?

    ResponderExcluir
  7. Quando poço colocar o macho novamente com a fêmea?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce pode colocar para ele ajudar mais ele vai querer procriar novamente mais e recomendado colocar depois que coloque de novo depois que separalos por segurança de saude dab hamster

      Excluir
  8. Tenho um casal de hamster ela e um anão russo ele na verdade não sei sua raça a cor dele é dourado com olhos vermelhos e do mesmo tamanho da fêmea. Eles cruzaram e tiveram 5 filhotinhos. Eu separei eles antes dela ganhar. Ela sempre foi agitada e ele e muito tranquilo. Será que alguém poderia me ajudar pra saber a raça do meu hamster macho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O teu Hamster é um anão russo albino.
      Não o deves de expor ao sol porque pode ficar cego.

      Excluir
    2. O teu Hamster é um anão russo albino.
      Não o deves de expor ao sol porque pode ficar cego.

      Excluir
    3. sabes quanto tempo tenho que esperar depois da criação
      para fazer a limpeza

      Excluir
  9. Tenho um casal de hamster russo e ja enbo ao um mês e nunca acasalaram o que faço

    ResponderExcluir
  10. Tenho um casal de hamster russo e ja enbo ao um mês e nunca acasalaram o que faço

    ResponderExcluir
  11. Meus hamster são o anao russo ... Nasceu 5 filhotes . Eles têm 4 dias de vida , daqui quantos dias posso limpar a gaiola ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando os filhotes tiverem mais de 15 dias pois se mecher antes a fêmea os estranhara e poderá mata los

      Excluir
  12. Meus hamster são Anão Russo e quando adquirir eles ainda tinha um mês é alguns dias. Quando chegaram em casa eles acasalaram porém depois dar perca da ninhada após 12 dias a fêmea não que mais acasala porém mesmo estando no cio ela chamar o macho e quando ele vai ela começa a reclamar. O que faço? E porque isso está acontecendo?

    ResponderExcluir
  13. Meus hamster são Anão Russo e quando adquirir eles ainda tinha um mês é alguns dias. Quando chegaram em casa eles acasalaram porém depois dar perca da ninhada após 12 dias a fêmea não que mais acasala porém mesmo estando no cio ela chamar o macho e quando ele vai ela começa a reclamar. O que faço? E porque isso está acontecendo?

    ResponderExcluir
  14. Minha hamster deu cria essa noite, mas só encontrei um filhote e estava morto do lado de fora da gaiolinha. Não sei se eles comeram ou se nao nasceram o resto, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Limpe a gaiola e separe o macho da fêmea durante duas semanas! Depois, faça a aproximação! 10 minutos por dia durante 5 dias! Se não lutarem pode juntar, atenção que por vezes confunde se acasalamento com luta! Boa sorte! As fêmea tem o cio de 4 em quarto dias!

      Excluir
    2. Nossa hamster anão russo teve 02 ninhadas e em ambas comeu todos os filhotes.
      O que podemos fazer?
      Seguimos todas as orientações acima é nada.
      Quem ajuda?

      Excluir
    3. Minha tbm foi assim as duas vezes que nasceram ela comeu o filhote na segunda ela colocou na boca pois estava viajando com ela e quando chegamos em casa ela jogou fora da boca , na terceira vez a fêmea não quis o macho de jeito nenhum coloca ela a noite só que gritava demais eu separava daí no terceiro dia ela cruzou.. agora nasceu 3 filhotes coisa mais linda até agora já tem 10 dias a fêmea não matou ..mas a primeira barrigada foram 8 filhotes .tô muito feliz mas o macho está muito sozinho quando posso colocar ele na gaiola com ela novamente 😏😔

      Excluir
  15. Olá minha hamster anão russo já teve filhotes duas vezes.
    E ela matou e comeu todos.
    Mesmo seguindo corretamente tudo que você falou acima.
    Poderia nos ajudar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se voce mecheu nos filhotes trocou a serragem ou ate mesmo irritou a femea se fez isso e por isso

      Excluir
  16. Olá tenho uma fêmea e um macho anão russo eles são separados mas eu queria que eles viessem juntos mais o que eu faço pra eles não brigarem?queria tanto que eles vivessem em uma só gaiola o que eu faço?

    ResponderExcluir
  17. Olá tenho uma fêmea e um macho anão russo eles são separados mas eu queria que eles viessem juntos mais o que eu faço pra eles não brigarem?queria tanto que eles vivessem em uma só gaiola o que eu faço?

    ResponderExcluir
  18. Oi! Tenho 3 criaturinhas (duas fêmeas e um macho) que vivem super bem juntos em uma gaiola ENORME. Acontece que as duas estão prenhas, de mais ou menos 10 dias. Quero saber se preciso separá-los cada um em uma gaiola, uma vez que segundo informações o pai ajuda com o cuidado dos pequenos recém nascidos, porém no meu caso são duas fêmeas.

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 2 femeas e um macho estou perdidinha uma teve filhotinhos hoje o que fazer?

      Excluir
  19. Oi
    Alguem me ajude por favor pois ainda não entendo muito
    hamester roborovski femea pode acasalar com anão russo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles se dão bem talvez mas esse acasalamento pode dar em algo muito feio(rato de esgoto)

      Excluir
    2. seria como cruzar porquinho da india e capivara!

      Excluir
  20. a descrição do cio vale para a femea de anão russo? no sirio é facil identificar estou com dificuldades para identificar o cio da femea anã russa.

    ResponderExcluir
  21. Nas primeiras semanas meus hamester se davam bem ae a femea entrou no cio e os dois brigam muito ele não pode chegaslr perto que ela já quer briga
    E nessas briga ele machucou a patinha dela
    Devo deixa separados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pois essas brigas podem dar em morte ( retire imediatamente)

      Excluir
    2. coloque eles em gaiolas separadas lembrando que a gaiola deve ter o tamanho mínimo de 3 andares, pois ao contrário ele vai viver depressivo ou se vc tiver uma de 2 com tubo acople a outra de 2 ou até de 1 mas precisam ter entrada pra tubo eu uso ou caixa organizadora de no mínimo 34 litros e deve ser furada com furadeira na lateral e na tampa ou gaiola de 3 andares compro gaiola pelo mercado livre!

      Excluir
  22. Tenho um casal de hamster anão russos e eles tão juntos mas até agora tão tiveram filhotes o que devo fazer para eles terem criaçao

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, minha filha ganhou um casal de Anão Russo, não sei a idade deles, só falaram que são filhotes, eles se reproduzem com que idade? Como eu sei se realmente são o anão russR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem características que descriminam bem o campbell.

      Excluir
    2. simples, pesquisa por fts do anão russo em imagens no google

      Excluir
  24. Tenho 2 hamester mas nao sei o sexo deles pois eles nao deixa os oegar na mao,só que agora eles estão brigando muito um até saiu machucado ontem.sera que os dois são do mesmo sexo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, facil, não é o indicado, mas pegue-os com luvas ou ate mesmo uma camisa e os vire de maneira a qual você possa notar alguma diferença entre ambos , por exemplo: "a torneirinha " que o macho tem é mais acima do anus.E em relação a briga, se tiver como , separe-os por um tempo, deixando um totalmente distante do outro para que não reconheçam o cheiro quando você tentar novamente.Os meus também eram assim e hoje a fêmea praticamente usa o macho como travesseiro kkk Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. quanto tempo e preciso esperar para limpar a gaiola depois do nascimento dos filhotes

      Excluir
    3. Olá 1 ou 2 semanas, com os meus só espero uma semana. Pego um pouco de forração suja ponho em algum recipiente e pego os bichinho com uma colher com bastante cuidado. Após a gaiola lavada ponho a forração suja na gaiola limpa e ponho os filhotes em cima junto com a mãe e depois completo o resto da gaiola com a forração limpa. Eles amam saem fuçando na forração limpa.
      ୧(^ 〰 ^)୨

      Excluir
  25. Hamster sírio ou anão Russo não Vevi junto,eles se matam eles vão brigar até morrer já tive experiência assim,pedi meus casal assim não sabia,hams ham vive solitário junta só pro acasalamento e pronto não deixe eles juntos

    ResponderExcluir
  26. Quando os filhotes nascerem tenho que separar o macho da fêmea?

    ResponderExcluir
  27. Minha hamster teve filhotes, mas comeu todos eles, é normal? Fiquei apavorada!!!!

    ResponderExcluir
  28. Podem cruzar os hamster anão russo sendo irmãos? Eles chegam a cruzar?

    ResponderExcluir
  29. Não sabíamos dessas orientações e deixamos os hamster juntos. Os filhotes estão com 3 semanas e acabamos de descobrir que ela deu cria, nem sabíamos que ela estava grávida. Separamos os filhotes mais velho dos pais, agora ela pega os filhotes, leva para o tubo e joga de lá de cima, ela está tentando mata-los? Eles tem 1 dia. Sera que eles já cruzaram de novo?? Deixei o macho junto para ajudar a criar os filhotes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Asim que ela pari tem que tirar pq eles vai da criar dinovo e isso mao e bom pra ela.

      Excluir
  30. Juntei o meu macho e a minha fêmea ontem, ontem foi a primeira vez que tiverem contato,posso deixar ele lá por uns 4 dias pra ver se ela fica grávida ou nesses 4 dias ela já vai estar grávida ?

    ResponderExcluir
  31. E melhor botar eles num lugar menor pra eles cruzarem mais rápido ? Tipo tirar da gaiola com os brinquedos que eles se destraem e deixar numa gaiola sem nada só com comida e água em uma gaiola pequena ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao fasa isso eles podem se estresar e ate mesmo se matar deixe eles avontade e bem melhor

      Excluir
  32. Minha ratinha deu cria, deixei o ratinho para ajudá-la e em 20 dias engravidou de novo e já tem mais 6 filhotes, vou separá-lo mas ele ajuda tanto ela mas é perigoso engravidar de novo não é? Com quanto tempo ela para de procriar? acredito que separo agora e mais tarde posso voltar a juntá-los ? eles se dão tão bem tenho dó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. temta fazer assim teve filhote deixa no dia que deu cria seprado e dai nos 3 dias junta eles e no 4 separa

      Excluir
  33. É normal a fêmea rejeitar o macho,mesmo a fêmea estando no período fértil?

    ResponderExcluir
  34. minha hamster deu cria, mas não está tomando agua faz dias e come muito. É normal?

    ResponderExcluir
  35. Tenho duas hamster que pensava ser fêmea mas no fim um deles é macho.Queria saber em quanto tempo posso deixa Los juntos sem cruzarem pois nas primeiras semanas eles ficam juntos e nada aconteceu depois de um tempo que o macho enlouqueceu (que eu pensava que era uma fêmea) atrás da fêmea eu tive que separar para não dar cria quando vou poder colocar os dois juntos novamente sem que eles cruzem?

    ResponderExcluir
  36. Pede me explicar fiquei confusa primeiro vc disse que se a fêmea não cruzou nenhuma x deve criticar entre 4 e 6 meses é se há cruzou deve ser entre 8 e 14 meses (que seria 1 ano e 2 meses)Certo?
    Qual o tempo de vida de um hamster?
    Quantas crias pode ter por ano desde que não a prejudique?
    Qual tempo de vida fértil dela?

    ResponderExcluir
  37. Tenho uma macho e uma fêmea mais jovem que ele, mas a primeira vez que juntei ele brigou com ela, agora fico indeciso de juntar eles, como faço pra não ocorrer briga e acho que ela tá no cio...

    ResponderExcluir
  38. Oi tenho tres ramster anao russo mas acho que tem uma femea nao sei direito. Os outros dois tenho certeza que e macho e um dos macho estar batendo muito. Nao outra que eu acho que e femea no comeco se davam muito bem a uns tres dias comecou a brigar e e a que eu acho que e femea estar com medo dele pq estar avendo isso me ajude

    ResponderExcluir
  39. Boa noite hoje pela manha encontrei 1 filhote no terrario achei que ela poderia ter mais . Dei um olhada e até agr continua somente 1 .isso é possível?:ter só 1 filhote?

    ResponderExcluir
  40. Tenho um casal de hamsters anão russo, cruzei eles a uns 22 dias ficaram presos é tudo é a fêmea ainda não pario. Alguém sabe porque motivo não pario ainda?? Tenho várias fêmeas e sempre partiram de 18 a 21 dias enclusive esta...

    ResponderExcluir
  41. Quantos dias já posso doar os filhotes do meu hamest Anão russo?

    ResponderExcluir